O Governo do Rio Grande do Norte anunciou o calendário de pagamento da folha salarial de 2025. Os créditos serão depositados nas contas dos servidores ativos, aposentados e pensionistas sempre no último dia útil de cada mês. A data para o pagamento do 13º salário será divulgada posteriormente.
Em janeiro, foi incorporado o reajuste do salário-mínimo nacional à folha de pagamento do Estado, beneficiando 16.980 servidores, incluindo ativos, aposentados e pensionistas com paridade. O novo valor mensal passou a ser de R$ 1.518,00.
Em fevereiro, será aplicado o reajuste automático das pensões e aposentadorias sem paridade, de acordo com o índice de reajuste do INSS, atendendo 5.341 beneficiários.
As recomposições salariais para os servidores das áreas de segurança pública e saúde, além da revisão pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), serão incluídas na folha de abril. Os valores referentes a essas mudanças serão pagos por meio de uma folha suplementar, com crédito previsto para 10 de maio.
A partir de maio, os reajustes estarão incorporados à folha salarial regular, com pagamento programado para 30 de maio.
“Esse processo seguirá continuamente nos meses seguintes, garantindo que todos os servidores recebam os valores corrigidos”, informou o secretário de Administração, Pedro Lopes.
Pagamento de retroativos
O Governo também comunicou que a data para pagamento dos retroativos referentes aos reajustes das áreas de segurança pública e saúde, relativos aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025, será anunciada em junho. Nessa ocasião, haverá uma mesa de negociação coletiva com as representações sindicais.
Justificativa para ajuste
Segundo Pedro Lopes, a alteração no calendário foi necessária para assegurar a regularidade da folha de pagamento. “Apenas em maio contaremos com a arrecadação sob a nova alíquota do ICMS. A alíquota de 18% vigente durante todo o ano de 2024 desequilibrou as contas do Estado, mas a partir de então retomaremos a recuperação”, explicou.