A deputada estadual Isolda Dantas (PT) rebateu recentes críticas à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Em pronunciamento hoje (7), na Assembleia Legislativa, a parlamentar as classificou como tentativas de desqualificar a instituição.
“Quem faz isso, faz por maldade ou desconhecimento. A UERN é a instituição mais importante para o desenvolvimento do interior do estado e uma máquina de realizar sonhos dos filhos da classe trabalhadora”, disse.
Ela ressaltou que mais de 60 mil pessoas já se formaram pela instituição e reafirmou a defesa da universidade e da educação pública.
Críticas
Na semana passada, o jornalista Gustavo Negreiros causou polêmica, ao declarar no blog dele.
“A UERN queima R$ 500 milhões por ano num estado falido. A universidade é arcaica. Virou palanque político e cabide ideológico. A UERN não informa quantos alunos formou nos últimos cinco anos porque a evasão é escandalosa. Federalizar a UERN é urgente”, escreveu.
Repúdio
A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) também se pronunciou sobre o caso, em nota de repúdio. Segundo o sindicato dos professores, as declarações de Negreiros são equivocadas, elitistas e preconceituosas.
“Tais alegações, feitas de forma leviana e genérica, apenas reafirmam o pensamento das elites locais sobre a UERN e sua sanha em ver a instituição precarizada ou privatizada”, declarou a Aduern.
Leia a íntegra da nota de repúdio.
Siga nosso Instagram