O Rio Grande do Norte deve ter chuvas acima do normal no primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março). A previsão foi dada hoje no XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, iniciado ontem em Fortaleza/CE.
Coordenado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o evento reúne representantes de instituições nacionais e internacionais de meteorologia. Discute o prognóstico das chuvas para fevereiro, março e abril no semiárido nordestino.
Segundo a meteorologia, o Rio Grande do Norte terá também chuvas com boa distribuição temporal e espacial. Trata-se de consequência do Fenômeno La Niña (esfriamento das águas do oceano Pacífico), associadas ao aquecimento das águas do oceano Atlântico.
Embora até o dia 18 de janeiro as chuvas no Estado estejam 8,1% abaixo do esperado, a tendência é que o mês atinja volume normal, com a confirmação das precipitações previstas até o final do mês.
Para o final de semana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões.
Previsão fevereiro/março/abril 2023
Região Oeste Potiguar
Fevereiro: 116,5mm
Março: 197,5mm
Abril: 180,2mm
Região Central Potiguar
Fevereiro: 93,2mm
Março: 155,1mm
Abril: 150,2mm
Agreste Potiguar
Fevereiro: 69,6mm
Março: 119,2mm
Abril: 133,0mm
Leste Potiguar
Fevereiro-92,2mm
Março- 166,9mm
Abril-195,8mm