Coluna

Notícia e opinião | quinta-feira (27.07)

Foto: Arte de Odilan Araújo

Em alta

Em junho, o Brasil teve saldo positivo de 157.198 empregos com carteira assinada. Foram 1.914.130 admissões contra 1.756.932 desligamentos, revelou hoje (27) o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O maior crescimento foi no setor de serviços.

Investimento

O aeroporto de Mossoró avançará em matéria de segurança, com melhorias em cerca, muro, iluminação, sinalização e outros quesitos. O aporte de R$ 16 milhões ao equipamento, garantidos pela Infraero, faz parte do projeto para torná-lo viável economicamente. Também está na agulha a ampliação da capacidade.

 


 

» Abertas inscrições para o Simpósio de Direito Constitucional, dia 9 de agosto, às 19h, no auditório da OAB Mossoró, na Semana da Advocacia.

» A ACJUS realizará o evento Mulheres que Lideram/Inspiram/Vencedoras, amanhã (28), às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

» Mossoró enviará dois ônibus para a Marcha Mundial das Mulheres (Marcha das Margaridas), dias 15 e 16 de agosto, em Brasília (DF).

» A taxa de juros mensal do Crediamigo, do Banco do Nordeste, cairá de 3,2% para 2,53% ao mês, em 1º de agosto – redução de 21%.

 


 

Novos elementos

A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), disse à Agência Senado de Notícias que o colegiado terá “dias absolutamente intensos” a partir de agosto — a próxima reunião será já no primeiro dia do mês, às 9h. Segundo a parlamentar, documentos sigilosos encaminhados à comissão parlamentar mista de inquérito, nas últimas semanas, abrem novas frentes de investigação. (foto: Geraldo Magela | Agência Senado)

 


 

Entre aspas

A mudança climática está aqui. É aterrorizante. E é apenas o começo.

 

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, sobre a possibilidade de julho de 2023 entrar para a história como o mês mais quente já registrado.

 


 

Destaques

A Ufersa figura no ranking de universidades com mais artigos publicados e citações no mundo, o Research.com. Nascida em Mossoró e com quatro campi, a Ufersa entrou na lista, com o tema Ciência Animal e Veterinária. A UFRN continua nesse time e se destaca em Neurociência e em Matemática. Orgulho para o Estado.

Perigo

Na Bahia, há três empresas autorizadas ao abate de jumentos e exportação da pele, enviada à China para extração do colágeno, usado na medicina tradicional chinesa. Estima-se a morte de 600 mil jumentos desde 2016. Especialistas alertam para o abate sem controle, que pode colocar a espécie em risco de extinção.

 

©RC

Compartilhe