Preparativos
Sobre a plenária do PT de Mossoró, amanhã (28), às 9h, no Hotel Villa Oeste, a expectativa é que produza fato político para a sucessão municipal. Por outro lado, o PL faz barulho com a inauguração do diretório local, hoje à noite. Água e óleo, as siglas azeitam antagonismo para 2024 em Mossoró.
Dura missão
O secretário Cadu Xavier (Fazenda) é o para-choque do Governo do Estado. Por atribuição do cargo e delegação política. Cabe a ele absorver temas espinhosos (exemplos: ICMS e consignados). Não se vê a governadora Fátima Bezerra a tratar essas pautas. Claro, são desgastantes. Melhor terceirizar.
» A Ficro 2023 atingirá ponto alto, hoje, com a abertura oficial, que reunirá autoridades políticas e empresariais, na Estação das Artes.
» Quarta-feira (1º), culto em ação de graças louvará o aniversário do vereador Lucas das Malhas (MDB), às 19h, no Planalto 13 de Maio.
» A reitora Ludmilla Oliveira (Ufersa) está em Genebra, na Suíça. Participa do Made For University, que reúne reitores do mundo todo.
» Interdição de trechos das avenidas Rio Branco, Alberto Maranhão e Dix-neuf Rosado, amanhã, das 5h30 às 8h: 1ª Corrida do Servidor.
Preparação
Por meio do Cursinho Cidadania, a Uern oferta aulões gratuitos para estudantes que farão o Enem. Amanhã (28), será dia de Redação, Química e Geografia. Aulas das 8h às 12h, no auditório da Fafic, no Campus Central (Mossoró). Os aulões também alcançam Assu e Natal. O Enem será aplicado em 5 e 12 de novembro. (Foto: Reprodução | Agecom)
Entre aspas
Acho que o atual presidente da Femurn está à disposição do Governo Fátima. Ele não é presidente olhando para os municípios. Discute algumas coisas, mas ele é muito ligado a Walter Alves (vice-governador), muito ligado ao governo e está fazendo um papel que não vejo com bons olhos. Eu acho que ele não está defendendo os municípios.
Deputado estadual Tomba Farias (PSDB) em entrevista à Jovem Pan News, sobre Luciano Santos (MDB), prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios.
Juventude
Em sessão extraordinária, segunda-feira (30), às 10h, a Câmara Municipal aprovará o Projeto de Lei do Executivo n° 72/2023. A proposta homologa a revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA). Sem ele, Mossoró terá dificuldade para captar recursos federais nessa área.
Elas, maioria
Novos dados, de hoje, sobre Censo 2022 (IBGE): no RN, é 1,5 milhão de homens e 1,7 milhão de mulheres. No Brasil, as mulheres são maioria em todas as regiões pela primeira vez. Em Mossoró, também é maior a população feminina: 138.065 mulheres ante 126.512 homens – 11.533 a mais do sexo feminino.
©RC