O açude Camarão, que abastecia Serrinha dos Pintos, entrou em colapso. Em razão disso, a cidade oestana será abastecida, nos próximos 15 dias, pelo sistema de Martins.
Nessas duas semanas, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) instalará sistema elétrico e adutora de 200 metros no açude Walter Magno.
Com essa medida, Serrinha dos Pintos voltará a ser abastecida por reservatório do próprio município, o Walter Magno.
A previsão é que, até o dia 22 de dezembro, a cidade esteja recebendo água desse açude, suficiente para abastecer Serrinha pelos próximos seis meses.
Racionamento
Serrinha dos Pintos, enquanto não recebe a água de Martins, enfrentará redução no abastecimento. É preciso, portanto, adoção de medidas de uso racional da água.
Até porque a previsão é de envio de água para Serrinha dos Pintos só na manhã de segunda-feira (12), porque o sistema de Martins está em normalização.
Sem desperdício
Segundo a Caern, apesar do bom inverno em 2022, as chuvas foram irregulares. Por isso, há cidades no Estado sem recarga suficiente de seus mananciais.
“Fazer o conserto de torneiras, chuveiros e descargas, acompanhar o consumo de água pela conta de água e ter consciência durante o uso de água na rotina da casa são fundamentais para combater o desperdício”, diz a companhia, em nota.