Infraero

Aeroporto de Mossoró terá pista para avião maior

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

Autoridades mostram ato de transferência, assinado hoje (29), do aeroporto à Infraero

A administração, operação e exploração do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, agora cabe à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A transferência foi assinada hoje (29), no aeródromo.

Participaram o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Filho; o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales; o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Norman; presidente da Infraero, Rogério Barzellay.

A governadora Fátima Bezerra; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra; o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, deputados, secretários de Estado e outras autoridades federais, estaduais e municipais também prestigiaram.

A Infraero substitui a Infracea Aeroportos, que administrou o terminal de Mossoró de 2018 a 2022. A transição operacional ocorrerá em 120 dias, e a Infraero investirá R$ 20 milhões no Aeroporto Dix-sept Rosado.

Latam

Na solenidade, Fátima Bezerra anunciou a expansão da malha aérea, com a inclusão de Mossoró na rota da Latam. Os voos serão operados inicialmente pela Voepass, quatro vezes por semana, a partir de fevereiro de 2024.

Atualmente, a empresa Azul Linhas Aéreas explora comercialmente, no Aeroporto Dix-sept Rosado, a rota Mossoró/Receife (PE). A Latam deve oferecer a linha Fortaleza (CE)/Mossoró/Natal.

 

Licitações estão previstas para novembro

 

Rogério Barzellay (presidente da Infraero) estima para novembro o lançamento das licitações para melhoria do aeroporto. Segundo ele, a pista, apesar do comprimento e largura suficientes, está homologada apenas para operações específicas.

“A ideia é que façamos algumas intervenções, deixar a pista apta para voos de aviões a jato e voos maiores para mais passageiros. Os destinos vão depender do mercado, que vai definir junto às companhias áreas para onde esses aviões irão voar”, informa.

De acordo com o plano de investimentos, serão contemplados muro de fechamento para garantir a segurança patrimonial e aeroportuária; iluminação da área externa, requalificação do terminal de passageiros, monitoramento por câmeras, instalação de equipamentos na pista de pouso e decolagem.

“O grande objetivo”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, “é que tenhamos ampliação da capacidade de funcionamento do aeroporto, permitindo receber aeronaves de qualquer dimensão”.

 

Compartilhe

Regy Carte
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.