Futuro reitor

Codes: ‘Vitória é reparação histórica na Ufersa’

Foto: Divulgação

Nildo Dias e Rodrigo Codes: vencedores à Reitoria da Ufersa

Primeiro colocado na consulta acadêmica, ontem (4), à Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o professor Rodrigo Codes diz que “a vitória representa uma reparação histórica e corrige um dano causado à democracia universitária”.

Ele lembra que, na última consulta, em 2020, também ficou em primeiro lugar. Porém, não foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonado, que optou pela terceira colocada e a atual reitora, Ludimilla Oliveira.

Além de Ludmilla, Codes superou na corrida à Reitoria o professor Jean Berg Alves. O primeiro colocado obteve 37% dos votos – 269 (docentes), 191 (técnicos-administrativos) e 1.802 (estudantes).

A reitora ficou em segundo lugar, com 33% dos votos, e Jean Berg, em terceiro, com 29%. A eleição, portanto, foi equilibrada.

 

Posse é prevista para segundo semestre

 

Em discursos de agradecimento, Rodrigo Coedes e o também professor Nildo Dias, candidato a vice-reitor, disseram que a Ufersa iniciará nova fase, com a implementação do plano de gestão, que visa aprimorar a qualidade do ensino, incentivar a produção científica, promover a valorização das pessoas e fortalecer os laços com a comunidade.

 “Estamos prontos para transformar a universidade com as ideias e propostas que hoje estão no nosso plano e proporcionar uma experiência acadêmica ainda mais enriquecedora para todos os envolvidos, valorizando e fomentando a formação acadêmica de excelência, a pesquisa, extensão, a inclusão, a inovação, fortalecendo também os laços com a sociedade e fitando o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, ressaltou Rodrigo Codes.

A posse de Rodrigo Codes e Nildo Dias está prevista para o segundo semestre de 2024, após nomeação do presidente Lula da Silva.

 

Compartilhe