Notícia e opinião

Coluna do Dia | segunda-feira (21.08)

Foto: Arte de Odilan Araújo

Mal explicado

O Governo Lula bateu cabeça no apagão. Dezenas de estados ficaram sem energia elétrica, terça-feira (15). Mas, até agora, o presidente e cia. não convenceram sobre causas e providências. Para sorte de Lula (e não por acaso), a grande mídia focou em Mauro Cid e Jair Bolsonaro para apagar o apagão da pauta.

Reforço de caixa

O RN registra altas seguidas com ICMS em relação a 2022, puxadas pelo reajuste da alíquota básica de 18% para 20%, em 1º de abril. Aumentos de 10% (maio), 23% (junho) e 22% (julho). Agosto já acumula alta de 16% e, segundo a Secretaria da Fazenda, essa arrecadação continuará a crescer no 2º semestre.

 


 

» Os ministros Camilo Santana (Educação) e Waldir Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) cumpriram agenda no estado, hoje.

» Amanhã, às 10h, no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso), a Uern e a Justiça Estadual lançarão cartilha contra a violência doméstica.

» Há 34 anos, em 1989, morria Raul Seixas. Brasil afora, diversos eventos homenageiam esse gigante da música, cujo legado vivo permanece.

» A Ufersa Caraúbas sediará, de amanhã (22) a quinta-feira, o I Congresso de Ciência e Tecnologia do Oeste Potiguar. Inscrições aqui.

 


 

Sem óleo

A Caern nega ser petróleo a afetar qualidade da água no Poço-11, responsável pelos conjuntos Abolição I e II e parte do Santo Antônio. “Não. Óleo não. Nenhuma possibilidade. A água não está dentro dos padrões de potabilidade para beber”, assegura a Caern, por meio da assessoria de comunicação. Vizinho a poço de petróleo e em manutenção há meses, o P-11 passa por descarga em busca da qualidade ideal. Enquanto isso, para atender a região, a Caern interliga no sistema os poços 14 e 31 e aumenta a vazão da adutora Jerônimo Rosado. (foto: Regy Carte)

 


 

Entre aspas

Não adianta a Câmara se impor com estados com representação mais volumosa, que o Senado vai corrigir. E, se o Senado juntar ao Norte e ao Nordeste e se sobrepor ao Sudeste e ao Sul, a Câmara vai rever. Daí é a inteligência desse equilíbrio bicameral.

 

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, sobre a reforma tributária, já aprovada na Câmara e em tramitação no Senado.

 


 

Processo viciado

Muita gente de olho na vaga a ser aberta no TCE-RN, com a aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa, em maio de 2024. Até já inflam disputa entre nomes ligados ao senador Rogério Marinho (PL) e à governadora Fátima Bezerra (PT). Contamina-se de política algo que deveria ser eminentemente técnico.

Inclusão

Em Mossoró, o Ministério Público (MPRN) instalou, na praça Vigário Antônio Joaquim, Centro, a quinta edição “MPRN Perto de Você”. O objetivo é discutir a adequação do ambiente escolar aos alunos com deficiência. Iniciativa da Promotoria de Justiça de Educação, o programa continua até quinta-feira (24).

 

©RC

Compartilhe