Antecipado, realmente, o processo eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte. A um ano e sete meses do pleito, quatro nomes já despontam como pré-candidatos ao Governo do Estado.
Ao senador Rogério Marinho (PL) e ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), somam-se no tabuleiro o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT), e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).
Rogério Marinho e Allyson Bezerra já haviam admitido suas pré-candidaturas. “Eu só posso ser candidato ao Governo. Então, eu vou manter uma postura de pré-candidatura ao Governo”, disse o senador à Tribuna do Norte, dia 28 de dezembro de 2024.

Já o prefeito de Mossoró se pronunciou sobre o tema, em entrevista na abertura do ano legislativo da Câmara Municipal, terça-feira (18): “Estamos abertos a dialogar. Estamos abertos a fazer com que essas ideias aplicadas em Mossoró, o desenvolvimento de Mossoró, possam chegar a outros locais do nosso Estado”.

Novos personagens
Hoje (25), três declarações movimentaram o noticiário político sobre a sucessão estadual. À Jovem Pan News Natal, o vice-governador Walter Alves (MDB) confirmou que assumirá o Governo do Estado em abril de 2026, com a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado.
Contudo, Alves assegurou que não concorrerá a cargo eletivo nas eleições do próximo ano e indicou apoio ao nome do secretário da Fazenda, Carlos Eduardo, “Cadu”, Xavier. “Acho Cadu um bom nome, um técnico competente”, avaliou.
Cadu Xavier, por sua vez, admitiu publicamente disposição para entrar na disputa eleitoral e que o assunto está sendo tratado no Partido do Trabalhadores.
“A gente tem conversado com o partido, eu sou filiado ao PT desde 2021, tenho participado de conversas com o PT, com o nosso partido”, disse o secretário à Band Natal, ao acrescentar ter interesse de defender o legado do governo Fátima Bezerra.

Na sequência, foi a vez de Álvaro Dias lançar sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Até então, o nome do ex-prefeito de Natal era cotado à disputa do Senado.
“Estamos assumindo a pré-candidatura ao Governo do Estado, para disputar a eleição e enfrentar esse desafio. Talvez o maior (desafio) seja recuperar o estado do Rio Grande do Norte, dada a situação em que se encontra. Mas vamos enfrentar esse desafio e disputar a eleição”, confirmou Dias, em entrevista à rádio Olho D’Água, de São José de Mipibu.
