Audiência na Anac

Deputado busca retomada de voos em Mossoró

Foto: Assessoria

Deputado Girão, ao centro, com diretores da Anac, em Brasília

O deputado federal General Girão (PL) participou, ontem (20), de audiência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o diretor-presidente Roberto Honorato e o diretor Adriano Miranda. A reunião tratou da suspensão dos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas em Mossoró e a tentativa de retorno das operações da companhia no Aeroporto Dix-sept Rosado.

Desde o último dia 7, a Azul interrompeu o trecho Recife/Mossoró/Recife, alegando dificuldades operacionais devido à alta do dólar e ao aumento do preço dos combustíveis. A decisão afetou diretamente a mobilidade de moradores, empresários e turistas que dependiam da conexão para deslocamento rápido entre as regiões.

Articulação

O parlamentar afirmou que, em outros estados, foi possível reverter a decisão e manter os voos. Em Pernambuco e na Paraíba, a companhia aérea continuou operando os voos regionais.

No início de janeiro, assim que soube pela imprensa da decisão da Azul de deixar de operar em Mossoró, o deputado enviou ofícios à Anac e ao Governo do Estado cobrando explicações.

Na ocasião, ele alertou para o risco de o Aeroporto Dix-Sept Rosado se tornar um “elefante branco”, mesmo após o investimento de R$ 40 milhões na reforma da pista e nas melhorias do terminal de passageiros, caso não houvesse a retomada dos voos comerciais.

“Seguiremos pleiteando junto à Anac o retorno dessas atividades em Mossoró e nos demais municípios afetados para, assim, voltarmos a reforçar e motivar o turismo e a economia em nosso estado”, afirmou o deputado.

Crise

A Azul é a segunda companhia aérea a deixar de operar em Mossoró nos últimos meses. Em outubro de 2024, a Voepass encerrou suas operações na cidade, após a tragédia da queda da aeronave ATR-72 em Vinhedo-SP.

Compartilhe