Ipem

Mais de 3.400 táxis devem ser fiscalizados

Foto: Divulgação | Ipem

Fiscalização do Ipem avalia funcionamento de aparelhos em táxis

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) iniciou a verificação anual do funcionamento do taxímetro de táxis no Estado. A frota de veículos prestadores desse serviço soma 3.400 unidades.  O cronograma de vistoria segue o número final das placas e continua até o mês de outubro.

A operação apura o perfeito funcionamento do taxímetro, equipamento que calcula o valor a ser cobrado pela corrida, com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso.

Este mês, a verificação avalia táxis, com placas terminadas com o número 1; em fevereiro, as de número 2; em março, serão as de final 3; abril, 4; maio, 5; junho , 6; julho, 7; agosto, 8; setembro, 9 e outubro, 0.

Procedimento 

Para fazer a verificação, o taxista pode fazer o agendamento no site: https://servicos.rbmlq.gov.br/. Na página, é possível emitir o boleto de pagamento da taxa de vistoria e agendar a verificação do instrumento.

Caso o motorista tenha dificuldade de acesso à internet, pode procurar as cooperativas de taxistas ou o setor de taxímetro do Ipem, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Se o taxista não estiver em dia com a verificação, ou seja, não tiver feito a vistoria em 2022, o agendamento só poderá ser feito na sede do Ipem.

Os taxistas que não comparecerem à vistoria, que é obrigatória e deve ser feita anualmente, e continuarem a trafegar com o taxímetro irregular, poderão ser multados.

Fique atento

Para identificar se o taxímetro está regularizado e foi verificado pelo IPEM/RN, o consumidor deve observar a presença do lacre, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do Selo do Inmetro com a informação “verificado até 2024”.

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos, poderão ser encontrados taxímetros com a etiqueta “verificado até 2023”, pois, a validade da verificação do instrumento pode ainda estar vigente de acordo com o cronograma de vistorias.

O consumidor que desconfiar de alguma irregularidade pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem: ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do Governo Estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas para garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos prémedidos, entre outros materiais.

Compartilhe