Coluna

Notícia e opinião | terça-feira (04.07)

Foto: Arte de Odilan Araújo

Complicando

O caldo continua a entornar para a reitora da Ufersa, Ludmilla Oliveira – consequência da cassação, pela UFRN, do doutorado dela. O Ministério Público Federal (MPF) pede à Justiça o imediato afastamento da reitora. Ao ter o mandato questionado em razão da perda do título (pré-requisito ao cargo), Ludmilla teria, segundo o MPF, praticado abuso de poder, intimidação e improbidade administrativa. Ela nega as acusações.

Diferencial

Baseado em rede de oficinas de costura de micro e pequeno porte, no Seridó, o programa Pró-Sertão atraiu a Shein para o Estado. A gigante chinesa usará as mais de cem oficinas aptas a produzir roupas para grandes marcas e varejistas. Seguirá o exemplo de Riachuelo e Hering, que já terceirizam nessas “facções” têxteis. O tema é destaque no portal de notícias UOL, nesta terça-feira.

 


 

» Publicada a parcial das 25 escolas públicas selecionadas para o XVII Festival de Teatro da Uern (Festuern), de 16 a 20 de outubro, em Mossoró.

» No décimo mandato de deputado estadual, José Dias (PSDB) anunciou hoje (4), na tribuna da Assembleia, que não será mais candidato.

» Mossoró oferece desconto de até 90% em juros e multas e parcelamento de dívida em até 72 vezes, com o Fisco Municipal. Saiba mais.

» Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou, hoje (4), projeto da Prefeitura para Mossoró receber R$ 2,4 milhões para projetos culturais.

 

 


 

Recalibragem

O Censo 2022 deve impor ao Congresso Nacional revisar, em 2025, por nova lei complementar, o quantitativo das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas. A ser feito um ano antes da próxima eleição geral, em 2026, o ajuste abriria possibilidade para o Rio Grande do Norte aumentar, de oito para nove, seu total de deputados federais e, de 24 para 27, de parlamentares estaduais. Confira nosso artigo sobre o tema. (foto: Agência Câmara de Notícias)

 


 

Entre aspas

De lá (março) para cá, o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta. Diante disso, nos restou acionar o último instrumento que nos resta, que é a greve.

Alexandre Guedes, coordenador do Sinai-RN e servidor do Detran, sobre a paralisação no Departamento Estadual de Trânsito, por tempo indeterminado, a partir de amanhã (5).

 


 

Prorrogação

Sancionada há cinco dias, a Lei Complementar (LC) 198/2023 vai além da transição para queda do FPM e efeito imediato do Censo para os municípios: posterga a vigência da antiga Lei de Licitações (8666/1993) até dezembro. Após isso, será substituída pela complexa Lei nº 14.133/2021, já usada por diversos entes públicos.

Reversões

Além da Prefeitura de Mossoró, que reverte terrenos do Distrito Industrial para o município, o Governo do Estado deve fazer o mesmo na Via Costeira, em Natal. A gestão estadual cogita pedir de volta, na Justiça, áreas à beira mar cedidas à iniciativa privada nos anos 90, mas ainda não edificadas. Já há, claro, fortes reações contrárias.

 

©RC

Compartilhe