Coluna

Notícia e opinião | terça-feira (15.08)

Foto: Arte de Odilan Araújo

Desafio

Não há apenas louros a cercar as energias renováveis. A construção de complexos solar e eólico, na caatinga, impacta pessoas e animais. No RN, é urgente diagnóstico desse problema socioambiental, de modo a conciliar a expansão da energia limpa com o meio ambiente. Com a palavra, Idema, Ibama, universidades.

Corrida

Dada a largada, hoje (15), na campanha dos candidatos (a) ao Conselho Tutelar. Em Mossoró, são 22 postulantes nas 33ª e 34ª​ z​​​onas eleitorais. A corrida pelo voto continuará até o próximo dia 29, com a eleição em 1º de outubro. Os conselheiros (10 na cidade) atuam na defesa de crianças e adolescentes.

 


 

» Hei de Vencer é o livro de memórias da desembargadora Zeneide Bezerra, 44 anos de magistratura, lançado ontem, em Natal.

» Em razão da procura acima da expectativa, a Uern adiou para sexta-feira (18) o resultado da seleção para professor temporário.

» A Escola de Artes de Mossoró abriu vagas para aulas de música para crianças e adolescentes. Inscrições no local, manhã e tarde.

» Dados do apagão no Rio Grande do Norte, hoje, segundo a Neoenegia Cosern: 800 mil clientes afetados em 123 cidades de todas as regiões.

 


 

Pauta adiada

Na Câmara Municipal, por exemplo, a falta de energia elétrica prejudicou a sessão. Teve que ser suspensa. A pauta legislativa de hoje, com isso, ficou para amanhã. No Rio Grande do Norte, o apagão começou às 8h31. O fornecimento foi retomado gradativamente e reestabelecido por completo às 11h28. (foto: Edilberto Barros | CMM)

 


 

Entre aspas

Eu quero ser o candidato de Álvaro, mas o problema é ele querer.

 

Deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), em entrevista ao podcast da jornalista Thaisa Galvão, ontem (14). Ele reafirmou o desejo de ter o apoio do prefeito à Prefeitura de Natal em 2024, para a qual diz contar 18 dos 29 vereadores da capital.

 


 

Alta salgada

A Petrobras segurou até onde pôde. Mas, de tanto represar, veio o estouro: aumento de R$ 0,41 por litro na gasolina (16,3%) e de R$ 0,78 por litro no diesel (25,8%). É a discrepância entre os preços domésticos e externos. Os postos, por sua vez, têm autonomia nas bombas. Resta, então, preparar o bolso.

Além da queda…

Sem água semanas a fio, moradores do Abolição 1 e da Baixinha, em Mossoró, espantaram-se com a fatura do mês passado – valor até quatro vezes maior. No escritório da Caern, o atendente, meio sonolento: “É ar no sistema”, justifica, ao abrir chamado para corrigir o preço. “Volte daqui a 15 dias”, conclui. Revolta geral.

 

©RC

Compartilhe