A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) entregou, ontem (14), em Natal, ofício à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). No documento, a OAB/RN pede reforço no combate ao golpe do falso advogado, o qual, segundo a Ordem, tem gerado prejuízos e preocupação entre a população e a advocacia.
A audiência contou com a presença do titular da Sesed, coronel Francisco Araújo, e, nela, ficou estabelecido que a Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos será responsável por investigar os casos e manter canal direto de comunicação com a OAB/RN, garantindo agilidade e eficiência no enfrentamento desse tipo de crime.
O presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen, também presente à reunião, destacou a importância da união entre as instituições para enfrentar a prática criminosa.
“Pedimos estrutura de segurança para que se tenha direcionamento específico no atendimento à advocacia. Vamos unir forças com a Secretaria de Segurança do Estado, TJRN, MPRN e demais instituições para combater esse golpe, que tem prejudicado a confiança da sociedade e a imagem da advocacia”, afirmou.
Criminosos se passam por advogados e pedem dinheiro
O golpe do falso advogado é um esquema criminoso em que pessoas se passam por advogados para solicitar pagamentos indevidos e obter informações pessoais. Os golpistas podem entrar em contato por telefone, e-mail, SMS, redes sociais ou mensagens em aplicativos de mensagens.
Os criminosos podem usar a foto do advogado ou o logotipo do escritório; simular mensagens enviadas por supostas pessoas ligadas ao advogado e alegar que é necessário pagar um valor antecipado para liberar um suposto crédito.
A OAB/RN tem recebido diariamente relatos desses crimes. O presidente Carlos Kelsen não apresenta números precisos. Mas, segundo ele, as ocorrências no Rio Grande do Norte já passam de centenas e ocorrem em todo o país.
Como reagir
A orientação da OAB/RN à população é que verifique sempre a identidade dos profissionais antes de firmar qualquer contrato ou repassar informações.
“É importante confirmar se o telefone ou qualquer outro dado fornecido condiz com os registros do advogado. Em caso de dúvida, a OAB está à disposição para esclarecer e evitar prejuízos”, reforçou Kelsen.
A Sesed também recomenda que vítimas ou pessoas que suspeitem de tentativas de golpe registrem boletim de ocorrência o quanto antes, para que as investigações possam ser iniciadas com celeridade.
Nosso Instagram
Email: jornalistaregy@gmail.com