Feito Potiguar

Programa valoriza empreendedores do Alto Oeste

Foto: Agência Sebrae RN

Empreendedores do Alto Oeste recebem do Sebrae o selo Feito Potiguar

Mais do que fortalecer a identidade econômica e cultural do Rio Grande do Norte, o Programa Feito Potiguar coroa casos de sucesso do empreendedorismo e revela histórias inspiradoras, que mostram riquezas e potencialidades do povo potiguar.

Somente na Região Alto Oeste, onde foi lançado terça-feira (17), em Pau dos Ferros, a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte e federações estaduais chancelou, com o Certificado de Participação no Feito Potiguar, 17 novas empresas.

Desse total, 16 são de empresas produtoras e um novo supermercado, que aderiu ao programa como apoiador do movimento na região. A ação posiciona produtos com o Selo Feito Potiguar, que carregam em sua essência o orgulho e a identidade econômica potiguar.

O Selo Feito Potiguar é um dos principais instrumentos do Programa e concedido aos produtos das empresas participantes que comprovam o uso de outros produtos potiguares em sua composição e comunicam em suas rotulagens, os elementos que caracterizam a identidade territorial potiguar.

Selos de valorização e indicação de procedência como este, impulsionam o consumidor na decisão da compra e aumentam a percepção de valor acerca da qualidade e benefícios do produto, sendo uma excelente ferramenta de estratégia comercial.

Somados aos certificados já entregues nos lançamentos em Natal, Mossoró, Caicó e Assú, o Programa Feito Potiguar já contabiliza um total de 90 empresas produtoras de alimentos e bebidas, e 03 supermercados apoiadores.

Manasés (centro) recebeu selo Feito Potiguar do diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano (esquerda) e de Itamar Manso (direita), pres. do CDE

 

‘Programa reconhece o que RN tem de melhor’

 

O intuito é fomentar um Movimento de valorização da produção local e fortalecimento dos pequenos negócios potiguares, como a Queijeira Fazenda Barreiras. O empreendimento, sediado em Encanto, município distante 13 quilômetros de Pau dos Ferros, foi constituído na pandemia de Covid-19 e tem como carro-chefe o queijo de coalho produzido a partir de receita de família.

Apesar da pouca idade, o negócio já coleciona premiações, a exemplo da medalha de bronze conquistada em São Paulo, já no primeiro Mundial de Queijo do qual participou. A produção na queijeira cresceu de 14 litros de leite/dia para 350 litros/dia, evoluiu para queijos autorais e hoje oferta 14 produtos, dos quais 10 já são premiados nos âmbitos Nordeste, Brasil e mundo.

Proprietário da Queijeira Fazenda Barreiras, Manacés Leite da Silva Filho destaca a importância do Sebrae RN nessa evolução.

“Sobre o Sebrae, eu sempre digo que é a nossa mãe”, reconhece. Já nos padrões do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), o negócio se prepara para novos voos, impulsionado pela certificação do Feito Potiguar. “Muito gratificante. Esse Selo hoje é mais uma gratidão a Deus e às pessoas que acreditam no nosso trabalho”, agradece.

Trabalho coletivo

Presente ao lançamento do Programa Feito Potiguar, em Pau dos Ferros, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da economia potiguar e ressaltou o papel decisivo da parceria com as federações estaduais para o êxito do Feito Potiguar.

“Estamos realizando uma verdadeira trilha pelo nosso estado, reconhecendo aquilo que temos de melhor, valorizando os produtos que são a cara da nossa gente e elevando a autoestima, por meio desse programa, que é um movimento das federações em apoio importante ao Sebrae. Vamos seguir, juntos, valorizando nossos produtos nesse programa, que é mais que um selo, é um verdadeiro movimento pela valorização dos produtos locais”, conclama.

 

Siga nosso Instagram

Email: jornalistaregy@gmail.com

Compartilhe