Chapa única

Reitora é reeleita: ‘Momento histórico para Uern’

Foto: Divulgação

Reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas vão continuar à frente da Uern

A comunidade acadêmica da Uern reelegeu, ontem (18), a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas para mais quatro anos de mandato. Eles foram candidatos únicos aos cargos.

Através do Sistema SigEleição, a votação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ocorreu das 8h às 22h. A apuração foi feita em menos de 10 minutos.

A eleição contou com 79,19% dos docentes, 91,2% dos técnico-administrativos e 22% dos discentes. A candidata à reitora somou 3.410 votos, e o candidato a vice-reitor, 3.375 dos votos.

Os votos brancos e nulos para o cargo de reitor foram 172 e 139, respectivamente. E o cargo de vice-reitor teve 184 votos brancos e 162 nulos.

Próximos passos

A Comissão Eleitoral deverá enviar o resultado ao Conselho Universitário (Consuni) até dia 8 de abril, que terá até dia 14 de abril para encaminhar o resultado ao Governo do Estado para homologação.

A posse da reitora e do vice-reitor reeleitos ocorrerá no dia 28 de setembro de 2025, durante a Assembleia Universitária.

Avaliação

Para Cicília Maia, a participação expressiva da comunidade acadêmica representa a confiança e reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Hoje celebramos mais um momento histórico para a Uern! Pela primeira vez, não há lista tríplice. Pela primeira vez, tivemos candidaturas únicas para reitora e vice-reitor. E, acima de tudo, registramos a maior votação da história da nossa universidade”, comentou.

Reitora, vice-reitor e equipe celebram campanha histórica (foto: Divulgação)

 

Eleição sem nenhum incidente

 

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Armando Lúcio Ribeiro, avalia a eleição como tranquila: “Tivemos uma eleição dentro da conformidade, sem nenhum incidente. Por ter sido uma chapa única, tivemos uma participação expressiva da comunidade acadêmica, superando as expectativas”.

O vice-reitor Chico Dantas externa sua alegria e agradecimento à comunidade acadêmica que chancelou o trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão universitária.

“Estamos muito felizes com esse resultado, que demonstra um reconhecimento e confiança. Mesmo sendo chapa única, fizemos uma campanha com disposição e o mesmo espírito democrático”, declarou.

Avanços

Entre os marcos alcançados pela atual gestão, estão a autonomia financeira da Uern, aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores, melhorias na Infraestrutura de todos os Campi, avanço nos indicadores de ensino e qualidade dos cursos, investimento em políticas de assistência estudantil e implementação de políticas de equidade e diversidade.

Outro marco é o diálogo contínuo com os segmentos acadêmicos e com instituições como o Governo do Estado, poder Legislativo, poder executivo, poder Judiciário e diversos segmentos da sociedade.

Compartilhe