O Rio Grande do Norte registrou em abril, até segunda-feira (15), 99,5 milímetros de chuva. Isso representa 70% da média esperada para o mês (146,8mm). Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
As regiões onde mais choveu nesse período são Agreste e Central , que já atingiram 78,8% e 70,2%, respectivamente.
Segundo o Emparn, conjunto de fatores favorece o cenário. Entre eles, a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico.
O mar está aquecido em torno de 2°C acima da média, e a topografia do Estado, com serras e outras formações rochosas, influencia no movimento das massas de ar. Esses fatores favorecem a formação de nuvens, com chuvas nessa época do ano.
O chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, avalia:
“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”.
Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite, por volta dos 28°C. Há também a combinação de alta umidade, em torno de 80%, e baixa circulação de ventos”, explica Bristot.