Mais que uma tendência já consolidada no mercado, a Inteligência Artificial (IA) já desponta como ferramenta capaz de revolucionar pequenos negócios. De olho no potencial dessa inovação tecnológica, um grupo de 22 pequenos empresários de Mossoró, na Região Oeste do estado, participou esta semana de capacitação pioneira do Sebrae no Rio Grande do Norte, que aposta na IA como aliada para alavancar pequenos negócios. O intuito é estimular o uso de inteligência artificial no âmbito empresarial em prol de soluções inovadoras que elevem a competitividade.
Denominado de IA para Pequenos Negócios, o curso foi realizado terça-feira (18) e quarta-feira (19), na sede da Agência Sebrae no Oeste, em Mossoró. Com conteúdo programático diferenciado, a capacitação contempla quatro pontos principais da inteligência artificial: conceitos básicos; orientações prompt (que ensina a melhor forma de perguntar à inteligência artificial); questões éticas e ferramentas de inteligência artificial.
De acordo com o especialista em Inteligência Artificial e instrutor do curso, Fábio Figueiroa, a iniciativa do Sebrae cumpre papel decisivo, ao desmistificar a IA no ambiente dos pequenos negócios. A capacitação, segundo ele, mostra que é possível ter inovação e tecnologia sem, necessariamente, ter custos elevados.
“O curso faz o empresário entender que a IA não é tão cara, e não é tão complexa como parece. Então, o Sebrae traz esse propósito, essa ideia de desmistificar a IA, de mostrar para os empresários que eles podem se apropriar dessas ferramentas para melhorar os negócios deles para ter mais lucro, gerar negócios, criar novas ferramentas, porque esse é o tipo de ferramenta que é útil e será cada vez mais”, explica.
O especialista vai além, ao ressaltar que a inteligência artificial é uma aliada dos empreendedores que buscam eficiência dos empreendimentos. Também impacta diretamente no estímulo à geração de novos negócios.
“A IA é uma aliada na melhoria da eficiência dos negócios. Ou seja, um pequeno negócio, que tem uma limitação financeira, ele vai conseguir produzir mais com menos dinheiro, se souber utilizar a IA. E tem uma outra oportunidade também, que é a criação de novos negócios com base em inteligência artificial. Isso também é possível, e uma das expectativas desse curso é incentivar as pessoas em prol desse direcionamento”, complementa o especialista. (Agência Sebrae RN)