Sessão especial

Senado exalta 64 anos da fundação de Brasília

Foto: Geraldo Magela | Agência Senado

Senadores Leila Barros, Izalci Lucas e Damares Alves diante do Plenário, na sessão em homenagem à capital

Detentora da maior área tombada do mundo e inscrita pela Unesco na lista de bens do Patrimônio Mundial, Brasília teve o seu 64º aniversário celebrado em sessão especial do Senado nessa segunda-feira (22).

A homenagem foi solicitada pelos três representantes do Distrito Federal na Casa, senadores Leila Barros (PDT-DF), Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Ao comandar a sessão especial, Leila Barros disse que Brasília tem cumprido os papeis que lhe foram designados quando da sua fundação, em 21 de abril de 1960.

“Brasília não é mais apenas a capital administrativa do nosso país, edificada em meio a uma paisagem bruta e inóspita, embora deslumbrante. Mesmo ainda jovem, aqui temos uma cidade que soube construir sua identidade e ir muito além de sua vocação”, disse Leila.

A senadora enfatizou que a cidade abriga três milhões de habitantes, muito além dos 500 mil projetados pelo urbanista Lúcio Costa, e que em dez anos teve um aumento de quase 10% na população, quando a média nacional foi de 6,5%.

“Morar em Brasília é visitar diariamente um museu a céu aberto, o maior projeto arquitetônico do Brasil e um dos mais importantes do mundo. Aqui, vários de nossos maiores artistas deixaram suas impressões digitais, como Athos Bulcão, Burle Marx e, é claro, Oscar Niemeyer. É celebrar a materialização de ideias pioneiras, como o Plano Piloto e as suas superquadras, a Universidade de Brasília e a monumental Praça dos Três Poderes. […] A nova capital acelerou a ocupação do Centro-Oeste e do Norte do Brasil”, expôs Leila.

O senador Izalci Lucas destacou os que contribuíram para construir “a capital da esperança”:

“Aquela que nunca morre e sempre vence, pois está no coração, no tempo e no trabalho de cada um de nós que para cá viemos, crescemos, assim como agora, naqueles que aqui nasceram. […] Celebramos essas pessoas cuja esperança fez e faz parte de suas vidas e de nossa nação”, exaltou.

Já a senadora Damares Alves disse que Brasília é a “cidade dos encontros”, que reúne todos os povos, todas as línguas e religiões.

“A cidade atrai o Brasil e o mundo por causa da sua pluralidade, sua diversidade. […] A cidade das grandes feiras, dos grandes restaurantes e da cultura. Essa é uma cidade de oportunidades”, enfatizou Damares. (Agência Senado)

Compartilhe