O ano de 2023 termina com conquistas para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (6) trouxe portaria com a redistribuição de cargos e códigos de vagas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A Ufersa é contemplada com 41 vagas para docentes. Outra conquista é aproximadamente R$ 5,5 milhões, provenientes de emendas impositivas dos parlamentares federias do RN para a Universidade.
A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, avalia que as conquistas resultam de muitas idas e vindas a Brasília em busca de soluções e recursos para o bom funcionamento da universidade.
Sobre as vagas para a contratação de novos docentes, a reitora ainda aguarda ofício do Ministério da Educação sobre o direcionamento na distribuição dos novos códigos.
“Muito feliz com as conquistas que são fruto do nosso trabalho e empenho para solucionar entraves encontrados pela gestão”, comemora a professora.
A reitora adiantou que a Universidade vai aguardar o anúncio oficial sobre a destinação das emendas, mas adiantou que estão contemplados: o Parque Tecnológico do Semiárido, a Assistência Estudantil, os Projetos Centro de Equoterapia, o Piloto Seguro, o Regulariza e, o Projeto de dessalinização.
Também virá recursos para a instalação da primeira emissora de rádio educativa do interior do Rio Grande do Norte, a FM Semiárido.